Ler Registros Transitórios de Dinghai – Capítulo 49 Online
⊹⊱✫⊰⊹
“Este irmão mais novo gostaria de perguntar a todos os irmãos aqui presentes”, disse Chen Xing com um sorriso, “quem aqui tem uma rixa com a Tribo Tiele? Se alguém tiver, pode sacar sua espada e vir. Pagarei a dívida com minha vida em nome do meu amigo.”
Quando todos foram questionados assim, não conseguiram responder de forma alguma. O Clã Shulü à qual Xiang Shu pertencia nunca havia massacrado os Han. Nas poucas vezes que entraram na passagem, tudo o que fizeram foi auxiliar Fu Jian a resolver as disputas internas entre o povo Hu.
Um estudioso zombou. “Os Hu têm a cabeça pequena e afiada como a de um cervo, e olhos pequenos e redondos como os de um rato¹. Além disso, todos os vermes agem em conjunto. Não importa se é Tiele, Xiongnu, Di ou Xianbei. Aqueles que massacraram nossos parentes Han são todos inimigos mortais do nosso Grande Jin, então qual é a diferença? Um Tiele não é um Hu? Já que ele é um Hu, o que há de errado em nos vingarmos?”
Chen Xing pensou: Agora há pouco eu os ouvi claramente elogiarem Xiang Shu como um cavalheiro tão belo quanto jade, e agora ele é um cervo e um rato? Acadêmicos são realmente inconstantes. Então, ele disse sinceramente: “Segundo o que este digno irmão mais velho afirmou, os Hu são pessoas, e os Han também são pessoas. Se alguém quer se vingar, então poderia simplesmente matá-los diretamente. Para que todo esse trabalho?”
Assim que ele falou, algumas pessoas que permaneciam em seus assentos não puderam evitar rir. Aquele estudioso ficou instantaneamente enfurecido e rebateu: “Você está sendo impertinente! Como os dois são iguais?”
“Claro que não são iguais”, respondeu Chen Xing, pensativo. “Na minha opinião, já que tanto os Hu quanto os Han não são humanos, será que todos ainda se sentariam para discutir?”
Xie Xuan não pôde deixar de perguntar: “O que você quer dizer com isso?”
“‘Humano’ é como a forma é nomeada”, disse Chen Xing calmamente. “‘Hu’ e ‘Han’ são como as etnias são nomeadas. Um ‘cavalo branco’ não é um ‘cavalo’, e um ‘Hu’ não é necessariamente um ‘humano’, é o mesmo princípio.”
Xiang Shu: “???”
A sala inteira explodiu em gargalhadas. Xie An estreitou levemente os olhos, compreendendo que Chen Xing estava pretendendo seguir seu exemplo e tomar a iniciativa ao convocar uma discussão. O significado por trás das palavras de Chen Xing era que ‘Hu’ e ‘Han’ eram etnias, termos gerais referindo-se a grupos coletivos, portanto não podiam definir concretamente o termo ‘humano’. Esta era a capacidade de usar expletivos sintáticos e a arte do sofisma, que evoluiu do “Cavalo Branco não é Cavalo” de Gongsun Long do período dos Reinos Combatentes. Jiangdong era uma região que reverenciava conversas intelectuais leves, e todos aqui já estavam familiarizados com essa proposição há muito tempo. A jogada de Chen Xing não foi diferente de se entregar à própria sorte para ser linchado verbalmente, então aqueles que tinham se levantado para sair começaram a se sentar novamente, um após outro, pretendendo refutar Chen Xing até deixá-lo estupefato e sem palavras.
“O povo Hu é um tipo de Humano”, disse outro acadêmico, “assim como o povo Han é um tipo de Humano. Da mesma forma que riachos são um subconjunto de rios, uma conversa intelectual leve não é sofisma. Jovem, isso é algo com o qual já brincamos há muito tempo.”
Mas, inesperadamente, Chen Xing desviou o foco e perguntou: “Então, eu gostaria de perguntar a todos: o que é ‘humano’? Deveríamos pelo menos definir o que é ‘Humano’ antes de podermos discutir se o povo Tiele ou Hu são humanos ou não, e se eles têm rixas com todos os presentes.”
Assim que ele disse isso, todos se calaram. “Um humano Hu é um humano?” não era uma pergunta difícil de explicar, mas o que definia “Humano” era uma questão que muitas poucas pessoas haviam considerado seriamente antes.
A princípio, Xiang Shu imaginou que a situação não tinha chance de ser resolvida pacificamente, então ele estava apenas esperando que alguém o denunciasse às autoridades para então ele fugir com Chen Xing. Embora houvesse muitas pessoas no salão, todos eram acadêmicos e não conseguiriam resistir a um único golpe seu. Por consideração a Xie An, ele não os atingiria com muita força. Mas quem poderia imaginar que Chen Xing seria um cavalheiro que usava a boca e não os punhos, e conseguiu atordoar todos os presentes com apenas algumas frases. Pelo que parecia, a situação não era tão ruim, mas essa sessão de perguntas e respostas deixou Xiang Shu um tanto perplexo também.
Wang Xizhi riu e disse: “Todos os presentes aqui são humanos, isso ainda precisa ser questionado?”
Chen Xing ponderou por um momento e respondeu: “Do meu ponto de vista, não é necessariamente tão simples. Para saber o que somos, primeiro precisamos definir claramente o que é essa ‘coisa’. Caso contrário, como podemos usar isso para nos definir?”
“Você tem razão.” Xie Xuan também foi enganado por Chen Xing e caiu na armadilha. Os humanos são os mais sábios de todas as criaturas – este era um ditado que persistia desde os tempos antigos. Mas como alguém pode dar uma definição clara e precisa de ‘humano’? Até os grandes sábios do passado não seriam capazes de fazê-lo.
E assim, o salão permaneceu em silêncio por um momento antes que alguém dissesse: “Corpos de sete chi* de altura, mãos e pernas que diferem entre si, cabelo na cabeça, dentes na boca, capazes de ficar de pé e caminhar rapidamente – essa é a definição de ‘humano’.”
(n/t: 1 chi é aproximadamente 33cm)
Isso era um trecho de “Liezi Huangdi”. Chen Xing retrucou sem sequer pensar: “E quanto àqueles com corpos de oito chi de altura? E aqueles com corpos de três chi? As pessoas pequenas não são ‘humanas’?”
“Os que nascem com dois braços, duas pernas e uma cabeça são humanos”, disse o estudioso que primeiro clamou por “denunciar” Xiang Shu.
“E aqueles que nascem com um membro faltando?” Chen Xing riu. “Se alguém disser que soldados que perderam membros em batalha não são mais humanos, serei o primeiro a discordar.”
Xie An disse: “Aqueles que possuem três hun e sete po — independentemente de sua forma — são todos considerados humanos.”
A afirmação de Xie An tocou na essência metafísica do que define um “humano”, e imediatamente todos os presentes tiveram um momento de iluminação, expressando admiração. No entanto, Chen Xing argumentou: “Nesse caso, se os três hun e os sete po de uma pessoa não existirem mais, ela não é mais ‘humana’.”
Xiang Shu pensou: Isso não é óbvio?
Xie An disse: “Seria então apenas uma casca vazia.”
“Podemos nos vingar agora”, disse alguém.
“Esperem, esperem, esperem”, disse Chen Xing. “Uma pessoa que perdeu todos os três hun e sete po, se me lembro corretamente, deveriam ser chamados de ‘humanos mortos’, certo? Então, humanos mortos são ‘humanos’?”
Todos começaram a repreender Chen Xing, mas ele explicou: “‘Morto’ é um termo designado. ‘Humano’ é o nome da forma. Se ‘humanos mortos’ não são ‘humanos’, então ‘humanos Hu’ também não deveriam ser considerados ‘humanos’.”
Todos: “…………”
Xiang Shu: “…”
“Como os mortos podem ser iguais aos Hu?” Os Han estavam bastante insatisfeitos com o sofisma de Chen Xing.
“Você está me insultando indiretamente?” Xiang Shu também estava bastante insatisfeito com Chen Xing.
Chen Xing respondeu apressadamente: “Então, vamos reformular: gatos e cães têm três hun e sete po?”
Xie An: “…”
Chen Xing questionou, perplexo: “Se gatos e cães têm três hun e sete po, então eles podem ser considerados ‘humanos’? Se não têm, quem pode provar que todas as criaturas, exceto os humanos, não possuem três hun e sete po?”
Desta vez, Xie An praticamente pegou uma pedra e a jogou no próprio pé. Originalmente, se ele tivesse dito à força que todas as criaturas, exceto os humanos, não tinham almas completas, isso poderia servir como uma explicação plausível. Mas e quanto à prova? Provar que a única criatura que possuía almas neste mundo eram os humanos? Para fazer isso, é preciso primeiro provar que nenhum animal além do homem tem almas.
A teoria das almas ainda era uma teoria sem fundamento. Se alguém tentasse forçosamente provar que não existiam, não apenas não teria o apoio de teorias, mas Chen Xing também seria capaz de sugerir uma tonelada de contraexemplos — por exemplo, os ‘Seis Reinos do Renascimento’, ‘Yin e Yang’, ‘Reencarnação’. Depois que os humanos morrem nesta vida, eles podem reencarnar como animais na próxima. Ou seja, os animais são iguais aos humanos — eles também têm almas.
Chen Xing continuou: “Há pessoas que nascem faltando uma alma ou duas, mas não podemos deixar de tratá-las como humanas, não é? Deixemos isso de lado por enquanto. As lendas dizem que existem raposas yao no mundo que cultivam a forma humana e não diferem em nada dos humanos, exceto por um resquício de sua natureza bestial que não conseguem se livrar. Nesse caso, os yaos que se transformam em humanos podem ser considerados ‘humanos’? Por que as pessoas no mundo não consideram os yaos como humanos então?”
Xie An respondeu com convicção: “Isso é diferente. Afinal, nenhum de nós jamais viu uma raposa yao, não podemos nos basear nisso.”
“Sendo assim, ninguém viu os três hun e sete po antes também”, Chen Xing concordou prontamente. “Portanto, a conversa sobre almas não pode ser incluída na discussão.”
“Sim, sim.” Todos enxugaram o suor.
O salão, no entanto, caiu em silêncio. Com o tema retornando ao ponto inicial, eles estavam ainda menos capazes de responder à pergunta de Chen Xing sobre a definição de ‘humanos’.
“O conceito de ‘humano’ não passa de uma referência convencional”, refletiu Xie An por um longo tempo antes de dizer. “Como são chamados depende de nós mesmos. Não há muito significado em se preocupar tanto com uma forma de tratamento.”
Chen Xing disse: “Mas ninguém nunca nos disse como essa forma de tratamento surgiu. Expressar a curiosidade de alguém em relação a isso, e para este jovem aqui querer discuti-la de forma adequada e clara com os Geges aqui, é compreensível.”
A tática de enrolação de Xie An não funcionou. Ele coçou as costas algumas vezes e pensou: o que faço agora?
Xie Xuan disse: “Então, Irmão Tianchi, o que você acha?”
Chen Xing exclamou surpreso: “É a minha vez de novo?”
Chen Xing lidou com os literatos da mesma forma que Xiang Shu lidou com os artistas marciais, e ele fez isso de maneira ainda mais eficiente que Xiang Shu. Afinal, a força de Xiang Shu poderia rivalizar com mil soldados, mas ele tinha que lutar contra eles um por um. Chen Xing se envolveu em um duelo de palavras com os estudiosos e conseguiu se livrar de um grupo inteiro deles a cada vez — um clássico ataque em grupo. Originalmente, Chen Xing até havia preparado um monte de perguntas do tipo “imortais são considerados humanos?”, “se ‘imortais’ não são ‘humanos’, então por que são chamados de ‘humanos imortais’?” Depois de resolver o problema sobre ‘humanos imortais’, ainda havia ‘ancestrais’, ‘deuses’, orangotangos e macacos que têm sua própria linguagem de sinais e podem se comunicar através de gritos, papagaios que podem falar, e assim por diante.
Mas inesperadamente, este grupo de pessoas não parecia ser muito resistente, já que estavam prontos para admitir a derrota tão cedo.
Xie An fez um gesto, indicando que Chen Xing deveria falar. Se Chen Xing quisesse provar seu ponto de vista, precisava oferecer um argumento sólido para convencer as massas.
“Na minha humilde opinião.” Após terminar o último gole de chá à sua frente, Chen Xing disse com seriedade: “Aqueles que possuem um Coração² são humanos.”
Todos os estudiosos zombaram com desdém, mas após fazê-lo, subitamente caíram em silêncio novamente. Ninguém foi capaz de refutá-lo.
Porque a palavra “Coração” era um conceito bastante complexo de explicar. Mêncio uma vez disse: “O peixe é algo que desejo. A pata de urso também é algo que desejo”, e citou a disposição de “sacrificar a vida por princípios” como um exemplo de Coração. No entanto, de acordo com o que Chen Xing disse, era evidente que a abrangência dessa frase era mais ampla do que a encontrada no Confucionismo.
“Como você explicaria o termo ‘Coração’?” outra pessoa disse. “Vamos começar a discutir isso agora? O ciclo se completou, estamos apenas andando em círculos, como…”
“Não se trata disso”, disse Chen Xing. “O coração que distingue o certo do errado, a determinação que permanece inabalável diante da pressão externa, uma consciência limpa não escondida atrás de desejos egoístas, uma liberdade irrestrita, uma disposição inocente que permanece inabalável ao caminhar sozinho…”
Depois de falar até este ponto, Chen Xing olhou inadvertidamente para Xiang Shu e percebeu que a atenção de Xiang Shu estava focada nele desde o início. Quando os olhares deles se encontraram por um breve momento, ambos desviaram o olhar de forma constrangedora. Chen Xing quase se esqueceu do que ia dizer a seguir.
“…Hum, então, são coisas assim que não consigo listar detalhadamente agora. Todos já leram sobre isso nos livros, então não direi mais do que o necessário. É muito difícil definir claramente o que ‘Coração’ significa, mas acredito que todos compreendem em seus corações o que é ‘Coração’, isto é, o que é ditado pelo próprio Coração.”
“E assim, surge o problema”, disse Xie Xuan. “Então aqueles que perderam seu Coração não podem ser considerados humanos?”
“Claro.” Chen Xing sorriu. Pelo canto do olho, ele percebeu que Xiang Shu ainda estava olhando para ele, então ele apenas fingiu que não tinha visto. “Quando censuramos outros por ‘não serem diferentes de animais’ ou por ‘serem desumanos’, não deveríamos estar dizendo isso brincando, certo?”
Um jovem da família Wang falou: “Então crianças que ainda não começaram a escola não podem ser consideradas humanas? Se for assim, eu não concordo.”
Chen Xing retrucou com uma pergunta: “Quem disse que crianças não têm Coração? Como você explicaria o ditado ‘simples e ingênuo’? O Coração de uma pessoa é como a lâmpada brilhante em seu peito; o que deve existir, existirá.”
“Quando o mundo mergulha no caos”, outra pessoa interveio, “muitas vezes haverá pais que trocam seus filhos por comida, e haverá aqueles que reconhecem bandidos como seus pais³, você pode dizer que eles não são humanos? Pelo que posso ver, é meramente que alguns são bondosos por natureza, enquanto outros são inatamente maus.”
Chen Xing continuou: “Aqueles que nascem maus, eu acho, mesmo se eu não mencionasse, todos já não os considerariam humanos, certo?”
“E se, depois de perderem seu Coração, eles abandonarem o mal e retornarem à bondade?” Outro jovem membro da família Xie perguntou.
Chen Xing disse: “Se vocês puderem perdoar essa pessoa, é claro que ‘o mar de sofrimentos não tem fim, mas ao se arrepender ainda há salvação’ – ela pode retornar à condição humana. Isso é o que chamamos de ‘convenção costumeira’, certo? Esta é a maneira de definir ‘humano’ através do ‘Coração’.”
“Portanto, o Coração serve como prova de ser humano, reconhecível mesmo à distância. Meu irmão aqui, Shulü Kong, sempre distinguiu claramente o certo do errado e defendeu princípios justos. Ele nunca matou pessoas inocentes, muito menos nutriu qualquer inimizade contra os Han. Entre os Hu, há aqueles que matam indiscriminadamente para satisfazer seus desejos cruéis, mas também há aqueles benevolentes que desejam salvar seu país e seu povo. Caso contrário, por que ele me seguiria até Jiankang, suportando o sarcasmo de vocês e sujeitando-se a esta situação desagradável?”
Depois de dar tantas voltas, finalmente Chen Xing retornou ao problema principal. Ele sorriu enquanto olhava para Xiang Shu. Neste momento, Xiang Shu finalmente parou de evitá-lo, embora sua expressão agora parecesse um pouco complexa.
A hostilidade de todos em relação a Xiang Shu havia diminuído bastante. Além disso, depois de serem puxados para cá e para lá por Chen Xing, todos estavam se sentindo um pouco tontos e não sabiam o que dizer. Após um longo momento de constrangimento, foi o anfitrião, Xie An, que quebrou o silêncio com uma tossida.
“Está bastante tarde agora”, disse Xie An. “Por que não… continuamos esta discussão outro dia?”
“Ok, ok.” Todos enxugaram o suor da testa. Vendo como Chen Xing estava calmo e composto enquanto falava, se lhe dessem uma mesa e um leque, ele provavelmente continuaria falando até o amanhecer do dia seguinte, então rapidamente desceram de seus burros com a ajuda de uma rampa⁴ e saíram um após o outro enquanto o anfitrião agradecia seus convidados.
Chen Xing rapidamente lançou um olhar para Xie An, sinalizando que ele poderia encerrar as coisas. Caso contrário, depois que os convidados saíssem, eles poderiam sair de seu estado de confusão e voltar para continuar o debate. Ele não seria capaz de afastá-los então.
Xie An lançou um olhar de volta para Chen Xing, sinalizando para ele segui-lo até o estudo. Chen Xing olhou para Xiang Shu. Xiang Shu parecia exatamente como sempre. Chen Xing esperava que ele o elogiasse, mas Xiang Shu simplesmente parecia tão indiferente quanto sempre, então ele perguntou com ressentimento: “Como foi?”
“Você me deixou com sono de tanto falar”, respondeu Xiang Shu.
Chen Xing: “…”
◈ ◈ ◈
No estudo.
As palavras ‘graças aos Céus’ estavam evidentes no rosto de Xie An. Seu olhar estava fixo em Chen Xing, então ele começou a afrouxar suas vestes e se despir. Tirou seu pingente de jade e jogou-o de lado. Vestindo apenas um manto sem forro, removeu seus sapatos e meias antes de se jogar no sofá do estudo, então pegou um bule e bebeu diretamente dele.
“Conversa intelectual leve”, Xie An proferiu casualmente. “A única coisa que fazem o dia todo é se envolver em conversa intelectual leve, um bando tão inútil!”
Chen Xing: “…”
“Por que estão parados aí?” Xie An viu que Chen Xing e Xiang Shu ainda estavam de pé no estudo, então disse: “Sentem-se, ah! O que querem comer para o jantar? Vou mandar assar um porco e trazê-lo aqui?”
Chen Xing: “Uh… hum… eu causei problemas para você? Secretário Xie?”
“Agora eu deveria ser o Supervisor da Secretaria.” Xie An chorou amargamente: “Pequeno Shidi você realmente não é fácil de lidar. Deixa pra lá, não vamos mencionar isso. Como está a situação? Temos tempo para conversar adequadamente agora.”
Chen Xing segurou a testa com uma mão. “Xie-daren, uh, pensei muito bem nisso, mas nós dois não parecemos ser discípulos do mesmo mestre.”
Xie An se levantou e disse: “Da última vez que fui ao Monte Hua e reconheci o Cavalheiresco Baili como meu mestre, fiz preparativos suficientes após meu retorno. Olhe, em todos esses anos, perguntei por aí e finalmente fui recompensado pelos Céus—”
Então, Xie An se virou e empurrou a estante do estúdio para um lado. Com um “whoosh”, prateleiras em um compartimento escuro apareceram. As prateleiras estavam cheias de sabres e espadas preciosas, garrafas, potes, pingentes de jade, anéis, e todos os dezoito tipos de armas podiam ser encontrados ali. Chen Xing quase desmaiou com a visão.
Xiang Shu franziu a testa. “O que é isso?”
Com toda a seriedade, Xie An respondeu: “Depois que Baili Shifu me exortou, estes são os artefatos mágicos que esgotei todo o meu poder nesta vida para encontrar para a grande missão dos Exorcistas.”
Chen Xing: “………………”
Xie An gesticulou para Chen Xing. “Shidi, por que você não vem examiná-los?”
Chen Xing: “D-.deixe-me me acalmar um pouco.”
Xiang Shu caminhou até as estantes escuras e pegou uma alabarda, examinando-a atentamente.
Chen Xing disse: “Você deveria ter mencionado isso antes! Porque convidar todos aqueles estudiosos para chá e uma ‘leve discussão intelectual’? Tudo o que fez foi me cansar, você não poderia simplesmente ter nos trazido ao estudo para uma conversa adequada?”
Xie An respondeu impotente: “Você não sabe, mas os descendentes da classe alta na cidade de Jiankang agora só bajulam os que estão no poder. Se eu não der uma recepção para você, quem conheceria seu nome? Agora veja, depois de tudo o que aconteceu hoje, o Imperador definitivamente irá convocá-lo em alguns dias. Seu nome não será divulgado amplamente até lá, por conta própria?”
“Lorde Xie!” Alguém do lado de fora informou, “Lorde Wang está aqui.”
Xie An rapidamente vestiu suas roupas, fechou o armário e, depois de se arrumar, parecia como antes. “Pode entrar.”
Era Wang Xizhi quem havia chegado, então Xie An sorriu educadamente e acenou com a cabeça. “Estou tendo uma boa conversa com meu pequeno Shidi aqui.”
Wang Xizhi segurava um convite na mão enquanto sorria. “O Festival Qingming será realizado em alguns dias. Gostaria de convidar o irmãozinho Tianchi e o irmão Xie para as Montanhas Nanping para uma caminhada de primavera. Depois de escrever este convite, pensei que enviar alguém para entregá-lo seria muito indelicado, então achei melhor vir pessoalmente para expressar minha sinceridade.”
“Bom, bom”, disse Xie An com um sorriso.
Chen Xing rapidamente se despediu de Wang Xizhi e fechou a porta do estudo. Xie An removeu suas vestes novamente e sentou-se de volta no sofá, perguntando: “Onde estávamos?”
Xiang Shu: “Ser tão diferente em público e em privado, você não se sente cansado?”
“Me sinto!” Xie An disse com sinceridade. “Mas não posso evitar. A corte imperial está cheia de funcionários civis e militares que só sabem de linguagem efeminada sem substância e como parecer bonitos, então o que mais posso fazer?”
Chen Xing: “Não deve ser tão ruim assim?!”
Xie An apontou para o norte. “Fu Jian está prestes a cruzar o Rio Yangtze. Todos estão em perigo agora, o que você acha?”
“Isso não acontecerá tão cedo”, disse Chen Xing. “Ele está muito ocupado com seus próprios assuntos… mas Xie-shixiong, você…”
Chen Xing olhou Xie An de cima a baixo antes de se sentar ao lado também. Ele explicou: “Então é assim…”
Chen Xing narrou o curso dos eventos em Chang’an e Chi Le Chuan. Xie An ouviu quieto, então acenou com a cabeça após ele terminar e suspirou. “Eu realmente não consegui testemunhar tal cena!”
“Você tem sorte por não ter testemunhado, ok?!” Chen Xing ficou frenético. “Se algo assim acontecer em Jiankang, tudo estará acabado!”
Xie An ponderou sobre isso, então pareceu tomar uma decisão no final. “Ficar em Jiankang não é uma boa estratégia improvisada. No dia em que recebi sua carta, pequeno Shidi, eu estava considerando se deveria simplesmente cortar o nó de cânhamo imediatamente e acabar com isso. Vou me demitir agora e seguir você para…”
“Pare!” Chen Xing interrompeu. “Nem pense nisso! Shixiong, você tem mais de quarenta anos! Não sei o que Shifu disse para você. Vou deixar de lado o problema de se este seu corpo pode lutar contra yaos, a chave agora é que o silêncio caiu sobre toda a magia, então é impossível treinar como um exorcista!”
Xie An disse severamente: “Você pode deixar Shixiong ver sua Lâmpada do Coração?”
Xiang Shu ficou sem palavras ao encarar Xie An. Chen Xing só pôde acender sua Lâmpada do Coração. Xie An ficou instantaneamente atordoado enquanto olhava para a mão de Chen Xing e segurava seu pulso.
“Lorde Xie!” O mordomo da casa informou novamente de fora, “Outro convidado chegou e deseja visitar…”
Chen Xing guardou a Lâmpada do Coração. Xie An imediatamente se arrumou e abriu a porta. “Quem é?”
O mordomo olhou para Chen Xing, então baixou a voz para sussurrar para Xie An.
Xie An disse amigavelmente: “Não tenho dinheiro, por favor peça para ele voltar.”
“Deixe-me dar outra olhada?”, depois que o mordomo saiu, Xie An se virou para Chen Xing e perguntou com seriedade.
Chen Xing, sem nenhuma expressão no rosto, acendeu a Lâmpada do Coração novamente para deixar Xie An estudá-la à vontade.
“Então isso é magia”, exclamou Xie An. “Essa é a magia que pode mover montanhas, encher mares e secretamente transformar o dia em noite!”
“Eu também gostaria de mover montanhas, preencher mares e trocar o dia pela noite”, disse Chen Xing. “Por que você não me conta, Shixiong, além de encontrar água para beber no meio da noite, que outra utilidade esta Lâmpada do Coração tem?”
“Deve haver”, disse Xie An. “Isso é verdadeiramente um milagre na terra!”
“Chega!” Chen Xing disse. “Por que você não vem salvar o mundo de sua destruição e eliminar Chiyou?! Eu nem quero ser um exorcista! Por que você quer ser um tão fervorosamente…”
Xie An puxou Chen Xing para ver uma prateleira cheia de sua coleção. “Olhe devagar estes primeiro, veja se o que encontrei é útil. No tempo que está por vir, nós dois podemos estudá-los lentamente.”
Chen Xing se deparou com as prateleiras cheias de livros e ornamentos. A maioria deles eram antiguidades inúteis, mas havia um ou dois que pareciam artefatos mágicos, mas era apenas que Chen Xing não conseguia dizer de qual era eles vieram.
De repente, ele viu uma tira de bambu. Era a tira que faltava do Departamento de Exorcismo no mundo espelhado de Chang’an – até a forma como estava amarrada era a mesma.
Chen Xing desdobrou a tira e viu a primeira coluna de palavras escritas à esquerda: Exorcizar e matar yaos, Budong Rushan.
────────────────────────
Notas:
1 胡人獐头鼠目, 蛇鼠相迎 um provérbio usado para descrever o quão repulsivamente feio alguém é.
2 本心 (běnxīn): Conceito fundamental do neoconfucionismo que combina ideias budistas e taoistas. Literalmente “coração/original”, representa a natureza autêntica e não corrompida do ser, a consciência moral inata que distingue humanos de outros seres. Wang Yangming (1472-1529) posteriormente desenvolveria esta teoria como “a natureza original do homem é boa”.
3 认贼作父 (rèn zéi zuò fù): “Aceitar inimigos como figuras paternas”, vender-se ao inimigo.
4 Eles desmontaram rapidamente de seus burros com a ajuda de uma rampa = um provérbio que significa quando você está em uma situação embaraçosa e recebe uma saída.
────────────────────────
Flor: Cheng Xing pisou lindamente nestes estudiosos
O Xiang Shu ficou encantado!
Até daqui 15 dias!
Ler Registros Transitórios de Dinghai Yaoi Mangá Online
Sinopse:
As artes imortais, as armas mágicas, os poderes sobrenaturais e o qi espiritual infinito que permeava os céus e a terra desapareceram da noite para o dia, e todos os exorcistas se tornaram meros mortais.
Trezentos anos depois, os Cinco Hu atravessaram as fronteiras, marcando o prelúdio de uma era de grande turbulência na Terra Divina. Eles anunciaram o fim do mundo — onde milhares de demônios da seca vagavam pela noite — e o colapso da Terra Divina era iminente.
No entanto, mesmo nesta longa noite onde toda magia se extinguiu, uma única estrela ainda brilhava intensamente no horizonte.
A “Lâmpada do Coração” surgiu, iluminando a terra. E assim, um jovem de apenas dezesseis anos — destinado a morrer no dia de seu vigésimo aniversário — embarcou em uma jornada para recuperar o qi espiritual dos céus e da terra, que havia sido selado. Ele tinha apenas quatro anos.
O caminho à frente era repleto de espinhos e obstáculos, e suas chances de sucesso pareciam quase nulas.
Chen Xing: “O importante é que eu sou o último exorcista deste mundo, e a única magia que consigo fazer é emitir luz. O que eu posso fazer?”
Então espere com paciência. Quando a Pérola Dinghai reaparecer na terra, a trajetória incerta do destino de todos será completamente perturbada antes de convergir novamente.
Chen Xing: “Seria possível eu ser parceiro de um Deus Guerreiro Protetor mais normal?”
O seu Protetor não é muito habilidoso em lutar?
Chen Xing: “Ele é bom em lutar, mas quando perde o controle, ele também me bate…”
Não há nada que possa ser feito quanto a isso, você só pode culpar a si mesmo por se perder na luxúria.
O sortudo (shou) X O emocionalmente instável (gong)
“Meu amor está distante, entre montanhas e mares, mas montanhas e mares podem ser superados.”
Tradução: Meihuajiejie, SrtaCatrina e Flor_Carmesim
Revisão: SrtaCatrina e Flor_Carmesim
Nome alternativo: Dinghai Fusheng Lu Dinghai Fusheng Records