Ler Registros Transitórios de Dinghai – Capítulo 12 Online

Modo Claro

O guarda imperial do lado de fora da porta olhou para Chen Xing com uma expressão ansiosa.

“Eu não vou sair cortando pessoas como Shulü Kong”, Chen Xing disse. “Pode ficar tranquilo, só preciso que você me leve ao Gongcao e me ajude a explicar a situação.”

O guarda rapidamente balançou a mão, parecendo extremamente nervoso, os olhos fixos no anel que Chen Xing usava na mão.

O guarda obviamente não sabia falar a língua dos Han. Ao ver o anel, curvou-se levemente, com pressa, e pareceu bastante desconfortável. Chen Xing lembrou-se de que este anel de pedra luminosa, simples e sem adornos, lhe fora dado por Tuoba Yan, que o havia tirado casualmente na noite anterior. Ele perguntou em língua xianbei: “Onde está Tuoba Yan?”

O guarda imediatamente se curvou e fez um gesto de “por favor”, sinalizando para Chen Xing esperar ali por um momento. Então, virou-se e saiu apressadamente para transmitir a mensagem.

Chen Xing: “???”

Depois de um tempo, uma figura apareceu no final do corredor, vestindo vestes marciais vermelho-escuro e carregando uma adaga de presas de lobo de trinta centímetros na cintura. Ele passou pelo Palácio Weiyang, onde todo o pátio estava repleto de flores da primavera flutuando na brisa — era o galante e elegante Tuoba Yan.

Chen Xing sorriu: “Tuoba-xiong!”

Tuoba Yan sorriu em meio à brisa da primavera. Ele observou os arredores, parecendo um pouco envergonhado enquanto dizia rapidamente: “Aonde você vai? Eu te acompanho.”

Chen Xing recusou rapidamente, dizendo: “Não, não! Não quero te incomodar!” 

Mas Tuoba Yan apenas sorriu e respondeu: “Não tem problema. Ficar de serviço é chato mesmo, melhor dar uma volta com você.” Enquanto falava, tirou do pulso uma pulseira de contas de lápis-lazúli e estendeu a Chen Xing, dizendo com carinho: “Aqui, isso é pra você.”

“Não, não, não!” Chen Xing ficou sério de repente. “Por que você está me dando outro presente? Eu já estava até querendo devolver seu anel!”

Mal tinham se encontrado e Tuoba Yan já queria lhe dar um presente, deixando Chen Xing extremamente sem jeito. Os dois ficaram num vai e vem de cortesias — Chen Xing tentou tirar o anel, mas ele estava preso e não saía. Ele insistiu que não se atrevia a aceitar, mas Tuoba Yan argumentou: “Já tirei do meu dedo, como posso pegar de volta?”

No final, Chen Xing teve que continuar usando o anel e explicou o motivo de sua visita. Tuoba Yan refletiu por um instante e então respondeu prontamente: “Tá certo, eu te levo lá.”

◈ ◈ ◈

Havia muitos guardas no palácio, e todos eram obviamente bem treinados, caminhavam como o vento, nunca olhando para os lados. Assim que os guardas em patrulha viam Tuoba Yan, todos recuavam para os lados do caminho para dar passagem, curvavam-se e faziam uma saudação Xianbei.

Havia uma carruagem aguardando nos portões do palácio. Tuoba Yan primeiro convidou Chen Xing a entrar e, quando Chen Xing se movia para abrir espaço, Tuoba Yan abaixou a cortina e montou em seu cavalo, acompanhando ao lado. Os Guardas Imperiais abriram caminho e os servos dispersos o seguiram. Este era um tratamento que só o Imperador do Grande Império Qin tinha. Chen Xing não pôde deixar de se sentir desconfortável. Abriu a cortina para olhar lá fora, justo quando Tuoba Yan lançava-lhe um olhar casual. Com o dedo esquerdo apontou para a mão que segurava as rédeas, indicando para Chen Xing olhar para o anel.

“Você tem usado isso o tempo todo?” Tuoba Yan perguntou.

“Eh, sim…” Chen Xing respondeu, começando a suspeitar que havia algo estranho. Tuoba Yan estava sendo excessivamente afetuoso com ele. Será que tinha se apaixonado à primeira vista? Ele só não sabia se Tuoba Yan era assim com todo mundo ou apenas com ele.

O temperamento de Tuoba Yan não parecia nem um pouco com de um Xianbei e, em vez disso, parecia mais como de um Xiongnu. Sem rodeios, ele perguntou: “Por que você está acompanhando o Grande Chanyu? Que tipo de relação vocês têm?”

Enquanto ninguém tocava no assunto, até que dava para aguentar. Mas quando a pergunta finalmente veio à tona, Chen Xing não conseguiu mais se conter. Esticou o braço para fora da carruagem e agarrou a gola de Tuoba Yan: “Escuta aqui, presta bem atenção…”

E então, Chen Xing contou detalhadamente como havia conhecido Xiang Shu. Tuoba Yan ouviu com uma expressão perplexa e, depois que chegaram à entrada de Gongcao, ele acenou para Chen Xin. Mal pisaram no local e os funcionários do Gongcao, ao avistarem Tuoba Yan, já se curvavam em saudação um após outro. Parecia que os dois tinham entrado em terra de ninguém ao chegarem ao local onde os arquivos eram armazenados.

“…Então, é por isso”, Chen Xing explicou, “que agora, eu tenho que investigar adequadamente o problema em relação às mudanças nas autoridades Chu.”

“Então é assim.” Tuoba Yan ficou pensativo por um momento, depois acrescentou com um sorriso: “Eu até pensei que você fosse… bem, da família do Grande Chanyu. Sempre houve esses boatos de que ele e os han eram… hmm.”

“Eram o quê? Hmm…” Chen Xing começou a responder, mas imediatamente percebeu que Tuoba Yan talvez estivesse insinuando “pensei que você fosse a esposa do Grande Chanyu”. Para evitar mais constrangimento, ambos ficaram em silêncio.

Durante o reinado de Fu Jian, a corte imperial ainda seguia o sistema de Três Departamentos¹ da Dinastia Jin. Sob o Departamento de Assuntos de Estado, os ministérios eram subdivididos nos Ministérios de Pessoal, Palácios, Guerra, Agricultura, Receita e Obras. O Ministério de Pessoal era o principal responsável pela promoção e destituição de funcionários; o Ministério dos Palácios era encarregado de gerenciar a família imperial e a corte real, ritos e outras cerimônias semelhantes; o Ministério da Guerra era o departamento responsável pelo recrutamento e operações militares. O Ministério da Agricultura era responsável pelas fazendas, terras, obras de irrigação e assuntos de construção de todo o país, enquanto o Ministério da Receita era responsável apenas pelas finanças, e o Ministério de Obras era responsável por todos os assuntos relacionados ao trabalho forçado e às mudanças populacionais. Seis ministérios comandavam 15 subdivisões, e cada subdivisão tinha um Secretário-Geral encarregado de todos os assuntos políticos internos, não importando quão grandes ou pequenos fossem.

O Gongcao² que Chen Xing chegou era o órgão responsável pela reforma e expansão de cidades como Chang’an e Luoyang. Naquela época, com exceção de alguns militares da corte imperial, quase todos os funcionários civis eram hanren (povo Han), e toda a documentação oficial era redigida em hanwen (língua Han). Não que a corte não desejasse empregar povos Hu, mas as gerações mais jovens dos oficiais dos Cinco Bárbaros eram apenas capazes de causar destruição e não tinham a menor ideia de como governar um país. Sem um sistema de escrita unificado, eles nem conseguiam ler os documentos, e nas discussões oficiais, não conseguiam se conter a xingar a outra parte de ‘selvagem’. No fim, com todo esse grupo de bárbaros fazendo barulho e incapazes de realizar qualquer coisa, não havia outra escolha senão recorrer aos Han para obter ajuda.

Desde criança, Fu Jian estudava diligentemente os clássicos sagrados e ansiava por um período florescente dos Clássicos Confucionistas nas Planícies Centrais. Ele compreendia que, embora os povos Hu tivessem dominado o Norte através da força, esse domínio jamais poderia ser duradouro. Além disso, no campo de batalha, onde o sucesso depende do momento certo, juntamente com as condições geográficas e sociais, era impossível prever com certeza quem sairia vitorioso. Os Han haviam apresentado um declínio aparente apenas nos últimos cem anos, devido ao governo decadente e indulgente da corte Jin. Mas quando se tratava de estratégia militar, os Han eram formidáveis — desde os tempos antigos, desde a época em que o Imperador Qinzhuang recuou para Xirong para salvar a família real Zhou, passando pelas Dinastias Han Ocidental e Oriental, até mesmo durante o reinado de Cao Wei, eles sempre infligiram derrotas esmagadoras as tribos além da Grande Muralha até que elas chorassem por seus pais todas as vezes; apenas de ouvir os nomes de generais lendários como Li Guang, Wei Qing e Huo Qubing, aqueles além da Grande Muralha não conseguiam sequer dar um único passo à frente.

Foi exatamente por isso que Fu Jian emitiu um decreto rigoroso, ordenando que todas as tribos Hu além da Grande Muralha abandonassem seus costumes Hu e estudassem os clássicos Han. Do contrário, eles não passariam de macacos usando chapéus³ — era preciso aproveitar as décadas de fragilidade temporária dos Han para unificar o império rapidamente. Caso contrário, quando os verdadeiros senhores das Planícies Centrais recuperassem suas forças… bem, melhor nem imaginar as consequências.

◈ ◈ ◈

O Secretário-Geral do Gongcao, ao ver que Tuoba Yan em pessoa acompanhava Chen Xing, entendeu imediatamente que não poderia tratá-lo com desdém. Ele mesmo trouxe os registros históricos de Chang’an, arquivados ao longo de séculos, para que Chen Xing os examinasse.

“Você consegue ler isso?” Tuoba Yan perguntou, diante das pilhas de seda repletas de caracteres intrincados, que para ele pareciam escritas celestiais⁴ para seus olhos.

“Claro que sim!” Chen Xing não sabia como responder àquilo e apenas retrucou: “No mínimo, eu sou um Han.”

O Secretário-Geral do Gongcao passou a mão na testa e lançou um olhar significativo a Chen Xing, como quem diz: Cuidado com o que fala a esses bárbaros Hu, não os provoque. Chen Xing, mantendo a postura ereta, inclinou-se levemente em sinal de compreensão — sabia que a intenção era boa.

“Os senhores podem examinar os registros à vontade”, disse o Secretário-Geral, retirando-se discretamente.

Tuoba Yan: “Esta é uma escrita antiga? Não tem muitos Han que seriam capazes de reconhecê-la.”

Chen Xing então sorriu: “Eu aprendi desde criança, ou seja, lendo e escrevendo ensaios. Eu sempre acompanhei meu pai, então fui influenciado e gradualmente aprendi a língua.”

Tuoba Yan levantou pessoalmente as cortinas, deixando a luz natural inundar o ambiente. Chang’an era uma cidade repleta de pereiras, e de vez em quando algumas pétalas brancas como neve flutuavam suavemente, trazendo consigo uma brisa de primavera relaxante e agradável.

“Você consegue recitar a ‘Canção da Pessoa de Yue’?” Tuoba Yan perguntou.

Chen Xing não sabia se ria ou chorava. Ele abriu um dos arquivos e recitou: 

“Que noite é esta, em que remo meu barco no rio. Que dia é hoje, em que compartilho um barco com o príncipe.”

“A gentileza do príncipe me deixa tímido, não dou atenção aos gritos zombeteiros das pessoas.”

“Meu coração cheio de anseio, e estou confuso por conhecer o príncipe…”

Tuoba Yan sorriu: “Há árvores nas montanhas e galhos nas árvores.”

Chen Xing estava distraído enquanto dizia casualmente: “Eu te adoro, mas você nem me vê.”

Os dois sentaram-se eretos em um sofá largo. Chen Xing, ajustou suas vestes, e respeitosamente retirou os documentos que estavam selados em uma caixa de madeira há centenas de anos. Ele mal conseguiu juntar os pedaços de papel enquanto começava a restaurar o mapa de Chang’an na Dinastia Han.

Tuoba Yan observou os movimentos de Chen Xing ao lado, como se ele estivesse realizando um truque de mágica. Por um momento, apenas o farfalhar dos pedaços de papel se movendo podia ser ouvido na sala. Chen Xing juntou metade do mapa de Chang’an antes de perceber que Tuoba Yan o estava observando. Lembrando-se do olhar significativo que o secretário do Gongcao lhe havia dado antes, teve uma vaga percepção de que existiam muitas correntes subterrâneas entre os povos Hus e os Han. Eles estavam separados por rios enormes, difíceis de atravessar, e sempre observavam o outro lado com muita vigilância.

Os Hus desconfiavam dos Han e, dentro dessa desconfiança, podia-se sentir um leve sentimento de “admiração”. Era como se os Han fossem naturalmente superiores aos Hu, como imortais que haviam caído no mundo mortal. Os Cinco Bárbaros não sabiam como lidar com essa situação, então só podiam de forma tola e insana, cercar os outrora elevados senhores das Planícies Centrais, para então humilhá-los descaradamente para extravasar seus sentimentos e expressar aquele seu cruel desejo de destruição.

“Você quer aprender os caracteres han?” Chen Xing, pensando nisso, perguntou de repente a Tuoba Yan.

Tuoba Yan respondeu imediatamente: “Quero, mas não consigo aprender.”

Chen Xing imaginou que os estudiosos da cidade de Chang’an estavam fartos de todos os Hus e não tinham interesse em desenvolver nenhum método de ensino para eles. Muito menos se importavam em aprender a língua de uma tribo bárbara como os Xianbei. Por isso, só ensinavam casualmente, e seria uma sorte se conseguissem aprender alguma coisa, mas se não conseguissem, então seria azar deles. Assim, Chen Xing magnanimamente escreveu um poema, que era o primeiro poema dos 《Dezenove Poemas Antigos》, 《Marcha Sem Fim》, justamente o primeiro poema que seu pai lhe ensinou quando ele estava aprendendo a ler. Então, meticulosamente, ele adicionou a notação fonética para cada palavra na língua Xianbei.

“Marchando sem sim, vivo longe de você”, Tuoba Yan começou a aprender a ler os caracteres Han com seriedade, “Estamos a mais de mil milhas de distância, cada um de nós em extremidades opostas do céu.”

Enquanto isso, Chen Xing encontrou os marcos arquitetônicos de Chang’an da Dinastia Han, 300 anos atrás, e começou a recuperar os registros daquela época. Sorrindo, perguntou: “Sua Majestade Fu Jian pediu que todos vocês lessem os livros do povo Han e também para examiná-los em detalhes?”

“Não só isso”, respondeu Tuoba Yan, impotente. “No primeiro e no décimo quinto dia de cada mês, somos submetidos a exames. Quando aprendi a língua Han, foi o próprio ministro Wang Meng quem me ensinou.”

Tuoba Yan falava a língua Han fluentemente, mas não conseguia reconhecer as palavras. Felizmente, Fu Jian sabia que não era fácil para os oficiais militares, então os critérios de avaliação para eles não eram tão rigorosos quanto para os funcionários civis.

“Wang Meng, ah.” Chen Xing parou de se mover e começou a pensar em muitas coisas depois de ouvir esse nome que não ouvia há muito tempo. Ele foi até a prateleira para pegar a planta do ano de que precisava e disse casualmente: “Parece que Sua Majestade gosta muito do povo Han.”

Tuoba Yan fitou o papel por um instante, erguendo levemente os olhos para lançar um breve olhar a Chen Xing antes de baixar o olhar novamente. “Pelo novo decreto emitido no início deste ano”, continuou, “se casarmos com uma han, nosso salário será aumentado em um nível. Para oficiais acima do quinto nível, o próprio Imperador concederia ao casal um par de jades hereditários e presidirá pessoalmente a cerimônia de casamento entre nossos povos.”

Chen Xing riu: “Então, Tuoba-xiong, está pensando em arrumar uma esposa han?”

O rosto de Tuoba Yan subitamente corou. Ele viu Chen Xing ficar na ponta dos pés para alcançar o pergaminho na prateleira mais alta da estante, então se levantou para ajudá-lo a pegar um grande rolo facilmente. Ele levantou o dedo, apontou para cima e respondeu: “Weixiong* ainda quer esperar um pouco mais, porque Sua Majestade ainda tem um decreto esperando para ser promulgado.”

(n/t: 为兄, weixiong, traduz literalmente este irmão mais velho)

“Oh?” Chen Xing estendeu as mãos para pegar os rolos de pergaminho. “Que decreto?”

“Quando chegar a hora, não importa se for homem ou mulher neste mundo, todos poderão ser tomados como esposa”, respondeu Tuoba Yan com a maior seriedade.

Chen Xing não conseguiu pegar os pergaminhos, que caíram no chão com um barulho estridente.

Chen Xing: “……”

Tuoba Yan rapidamente se abaixou para ajudá-lo a pegá-los. “E só vocês, Han, ainda estão se opondo a isso, caso contrário, já teria sido aprovado.”

“Isso não é um absurdo?!” Chen Xing explodiu, irritado, “Como homens poderiam se casar? Sua Majestade não está agindo de forma imprudente demais?!”

Tuoba Yan retrucou: “Por que não poderiam se casar?”

Chen Xing: “Isso…”

Chen Xing pegou o pergaminho e ouviu a explicação de Tuoba Yan. Só então soube que Fu Jian realmente tinha esse tipo de pensamento. Vários anos atrás, Fu Jian gostava muito dos irmãos Princesa Qinghe e Murong Chong, e ele era especialmente sério em relação a Murong Chong, chamando-o de “Fenghuang’er*”. Ele se importava ainda menos com os comentários de pessoas de toda a terra.

(n/t: 凤凰儿, Fènghuáng’er, literalmente, Fênix’er)

Desde os tempos antigos, se os superiores tinham certos interesses, seus subordinados certamente seguiriam seu exemplo. Todas as tribos começaram a imitar Fu Jian um após o outro, especialmente aquelas de origem militar. Eles frequentemente tinham prazer em perseguir belos jovens e se envolver em relacionamentos românticos. Os costumes de Chang’an tornaram-se assim cada vez mais intensos. Aqueles de famílias nobres podiam se tornar irmãos jurados de nome quando na verdade era um casamento entre duas famílias, e este é um ato tido em alta estima.

Já os Han de Chang’an, pensavam de forma diferente: Se querem ter ‘brinquedinhos pessoais’ que os tenham em privado. Essas coisas sempre existiram desde os tempos do Imperador Liu Bang. Mas insistir em tirá-los e falar abertamente sobre eles? Isso não significa que há algo de errado com você?

Porém, quando Fu Jian olhou novamente para o horizonte, suspirou com pesar e ficou ainda menos capaz de deixar Murong Chong, que havia ido para longe, para Pingyang, em Hejian, para assumir o cargo de chefe de sua prefeitura. Ele estava determinado a implementar uma nova política de casamento em todo o país. Ele tornaria aceitável para todos os homens em idade adequada — não importando se fossem Hu ou Han — casar com outro homem. Era como se ele quisesse usar este novo decreto para dizer a Murong Chong como se sentia.

E agora, os funcionários civis Han perderam completamente as estribeiras — Como isso pode ser permitido?! Era uma subversão da ética, desordena o Yin e Yang, tocando em um enorme tabu do mundo e indo contra os ensinamentos de seus sábios ancestrais! Deixando outras coisas de lado, existem três maneiras de ser não filial e não ter herdeiro é a pior⁵, então como fica a procriação?

A resposta de Fu Jian a isso foi que não havia problema em ter uma concubina ou adotar uma criança, certo?

De jeito nenhum, de jeito nenhum, os oficiais civis estavam todos em polvorosa enquanto se apressavam para repreendê-lo. Deixando de lado a questão dos descendentes, homens se casando com homens seria praticamente a piada do século, ninguém jamais tinha ouvido falar de tal coisa antes! Claro, esses estudiosos também estavam extremamente temerosos de que, se o casamento masculino fosse permitido e eles fossem à força tomados como esposas pelos oficiais militares Hu, isso não seria uma completa desgraça para eles?!

A resposta de Fu Jian foi cortante: Desde quando um membro da tribo estrangeira tornar-se Imperador já foi visto na história? E no entanto, aqui estou eu no trono. Qual é o problema, afinal? Não foi exatamente isso que aconteceu?

Chen Xing respondeu rapidamente: “Sim, sim, sim, sou eu quem está sendo antiquado… Preciso manter a mente aberta e aceitar coisas novas.”

Tuoba Yan, então, baixou novamente a cabeça para ler o poema e murmurou: “Eu te vi, hmm… então…”

De repente, Chen Xing sentiu um certo perigo no ar. Primeiro, o incentivo ao casamento entre Hus e Hans, e agora até apoiava união entre homens… Haveria algum… outro significado por trás das palavras de Tuoba Yan hoje?

“Então…” Chen Xing ficou em alerta. “Então o quê?”

“Então eu pensei que você fosse a… esposa do Grande Chanyu”, Tuoba Yan respondeu, sério.

“COMO ASSIM EU SERIA A ESPOSA DELE?!” Chen Xing rugiu com raiva, quase virando a mesa. “E mesmo que fosse esse o caso, ele é que deveria ser minha esposa! Não! Isso nem é questão de quem é esposa de quem, eu e aquele bastardo do Xiang Shu não temos nada a ver um com o outro!”

◈ ◈ ◈

Dentro do Palácio Weiyang.

“Atchim!” Xiang Shu de repente espirrou, assustando a todos no salão.

Nos últimos dias, uma nova leva de visitantes já havia substituído a anterior. Assim que a notícia se espalhou do Palácio Weiyang na noite anterior, as famílias influentes de Chang’an, ao saberem que o Jovem Mestre Shulü Kong havia entrado na capital, imediatamente correram para propor casamentos. Fu Jian era extremamente generoso com os velhos amigos além da Grande Muralha, então o que esperava Xiang Shu era claramente a “instalação do escritório e três divisões⁶”.

Embora ainda não houvesse notícias sobre o cargo oficial específico, ele não poderia ser inferior ao de um Grande Marechal⁷. Além disso, Xiang Shu tinha o apoio da Antiga Aliança Chi Le por trás dele; se eles não viessem agora para propor noivados, seria tarde demais se demorassem por mais alguns dias!

O filho mais velho herda os negócios da família, então todos os jovens trazidos pelas famílias eram, sem exceção, os filhos mais novos. Além disso, muitos pais e irmãos mais velhos trouxeram retratos de suas filhas para o Grande Chanyu apreciar. Quem se importa se Xiang Shu gosta de homens ou mulheres? Envie todos para ele ver primeiro antes de considerar qualquer outra coisa.

Xiang Shu se sentiu irritado com todo o clamor, mas todos eram de nobre descendência, então ele teve que ter cuidado para não os desrespeitar. Não era como se ele pudesse simplesmente espancá-los e expulsá-los.

Então, tudo o que se podia ver no salão eram jovens com rostos tão belos quanto pinturas; havia pessoas Xianbei, pessoas Xiongnu, pessoas Di — cada um com seu próprio estilo. Os atendentes de seis ou sete nobres famílias dos Cinco Bárbaros também ficavam enfiando retratos em seu rosto.

Jovens se revezavam, servindo chá para Xiang Shu um após o outro, o que fazia parte da etiqueta mencionada no antigo pacto. Esse comportamento se originou dos povos nômades além da Grande Muralha: quando um jovem fazia uma visita e uma moça se interessava por ele, ela segurava um bule enquanto lhe servia uma xícara de chá para indicar que eles poderiam se conhecer e cavalgar juntos quando estivessem livres. Com o céu como cobertor e a terra como esteira⁸, eles poderiam ter um encontro vigoroso. Se não gostassem do homem, evitariam-no e não sairiam, então seus pais e irmãos serviriam chá ao homem para indicar — você é mais feio do que esperávamos, apenas suma daqui.

Com o tempo, o ritual evoluiu para uma xícara de chá com leite servido pessoalmente, simbolizando a sinceridade da proposta de casamento.

Xiang Shu simplesmente não entendia: se Fu Jian queria se envolver com Murong Chong, que fosse atrás dele sozinho. Por que diabos tinha que arrastar toda Chang’an nessa loucura, fazendo todos se atropelarem por interesses amorosos? Cada xícara de chá com leite era colocada à sua frente, mas ele se recusava a beber. Afinal, se tomasse o de alguma família, estaria implicitamente concordando em tentar um noivado — e isso era a última coisa que ele queria.

Havia tantas famílias, e todas eram nobres Hu, então não seria bom para Xiang Shu desprezá-los ali mesmo. Portanto, ele só pôde dizer: “Para os chás de leite que não foram tocados, enviarei alguém para devolvê-los depois. O mesmo valerá para as xícaras vazias.”

Seus olhos pousaram então no relógio de água de bronze, verificando a hora e franzindo as sobrancelhas levemente.

Os visitantes começaram a se retirar um após o outro; já era quase crepúsculo. Xiang Shu sentiu que havia muitas coisas para pensar hoje e, assim que estava prestes a se levantar, viu uma figura do lado de fora do salão e disse: “Yuwen Xin? O que houve? Entre.”

Assim que Yuwen Xin foi chamado, ele imediatamente entrou, sorrindo de orelha a orelha. Naquele momento, os jovens das várias famílias ainda não tinham ido embora e começaram a encará-lo um após o outro. Xiang Shu queria ridicularizá-lo um pouco, mas Yuwen Xin sorriu amplamente ao cair direto no chão em prostração: “Grande Chanyu! Este insignificante servo estava verdadeiramente cego ontem à noite!”

Xiang Shu olhou friamente para Yuwen Xin. Afinal, não se bate em um homem sorridente e, agora que ele fez isso, não faria sentido para ele explodir. Então, ele disse: “Quantos irmãos você tem? Deixe os retratos deles.”

Yuwen Xin riu baixinho. Ele foi para um lado primeiro e serviu uma xícara de chá de leite, depois, sob o olhar estranho de Xiang Shu, ele pessoalmente a apresentou a ele e disse com um pouco de constrangimento: “Grande Chanyu, eu não tenho irmãos… Eu sempre…”

Xiang Shu: “FORA.”

Yuwen Xin largou a xícara de chá e estava prestes a abraçar as pernas de Xiang Shu, dizendo sinceramente: “Grande Chanyu, eu sempre te admirei. Durante todos esses anos, ainda não me casei, apenas esperando encontrá-lo como hoje. Estou disposto a me dedicar a você e…”

Xiang Shu levantou o pé e evitou o abraço de Yuwen Xin, chutando-o para fora em seguida.

“Envie alguém para avisar Jiantou!” Xiang Shu rugiu furiosamente, “Para confiscar todas as propriedades do Clã Yuwen e enviar toda a família de volta para Youzhou. Eles estão proibidos de entrar na passagem novamente pelos próximos cem anos.”

“Grande Chanyu, tenha piedade!” Yuwen Xin ficou extremamente chocado. Ele não sabia como o havia provocado e ajoelhou-se no pátio para implorar por misericórdia apressadamente. Embora não soubesse se Fu Jian ouviria Xiang Shu e realmente confiscaria as propriedades de sua família, ele ainda temia que, uma vez que Xiang Shu estivesse em uma posição elevada, certamente lhe causaria problemas. No momento em que implorava por misericórdia, outra bela moça surgiu do lado de fora. Ela não anunciou sua chegada e entrou diretamente no salão.

Xiang Shu deu uma olhada e viu que era a Princesa Qinghe. A Princesa Qinghe não sabia se ria ou chorava. Ela olhou para Yuwen Xin e perguntou: “Como o Clã Yuwen o provocou?”

Yuwen Xin rapidamente disse: “Eu não sei! Eu…”

Xiang Shu: “Eu também não sei.”

Princesa Qinghe: “…”

A Princesa Qinghe reconheceu Yuwen Xin, então disse algumas palavras gentis. Xiang Shu não protestou. A Princesa Qinghe fez um gesto para Yuwen Xin se levantar. Ela não declarou seu propósito ao vir e apenas sorriu enquanto folheava os retratos na mesa. “Nossa, parece que houve muitos que propuseram noivado hoje. Há algum Han?”

“Não”, Xiang Shu disse friamente.

Xiang Shu e a Princesa Qinghe eram velhos amigos. Sete anos atrás, quando desmontou de seu cavalo nas Montanhas Yin, a Princesa Qinghe se vestiu de homem e participou de uma caçada que realmente a destacara de todos. Na noite anterior, quando se reencontraram, não tiveram tempo de conversar, então ela veio hoje para falar dos velhos tempos.

“Tanto chá, você está oferecendo aos deuses?” A Princesa Qinghe ignorou Yuwen Xin, que estava do lado de fora, e estava prestes a pegar o chá da mesa, quando Xiang Shu disse: “São propostas de casamento. Você terá que se casar com a pessoa de cuja xícara você beber.”

A Princesa Qinghe conhecia as regras, então ela teve que ignorar as doze xícaras de chá cuidadosamente alinhadas. Ela se serviu de outra xícara para beber e disse: “Acabei de vir da parte de Sua Majestade e falei tanto que meus lábios estão secos. Acontece que posso pegar uma xícara de chá aqui para beber.”

A Princesa Qinghe só parecia gentil e quieta diante de Fu Jian ou em ocasiões em que tinha que entreter convidados, e estava acostumada a ser livre e despreocupada. Ela era uma pessoa completamente diferente de como era na noite passada. Enquanto Xiang Shu encarava sua velha amiga, seu tom soava um pouco mais suave: “Seu irmão mais novo já está prometido a alguém, caso contrário, eu também a expulsaria agora.”

Os olhos da Princesa Qinghe brilharam, mas ela sorriu: “Como Shulü-dage sabe que eu só tenho um irmão mais novo?”

Xiang Shu respirou fundo.

A Princesa Qinghe sentou-se de um lado e explicou: “Não é que Sua Majestade quisesse atormentá-lo de propósito com aquele decreto travesso que ele inventou. Eu especialmente vim hoje sem a intenção de falar com você sobre nenhum noivado também…”

Xiang Shu soltou um suspiro de alívio.

Princesa Qinghe: “Eu queria perguntar, o irmão Han que você trouxe ontem é casado? Ele é alguém próximo a você?”

“Um servo.” Xiang Shu respondeu friamente. “Nada mais.”

A Princesa Qinghe soltou um “Ah!” entusiasmado e então continuou: “Isso é bom, porque eu ainda tenho um irmão mais novo.”

Xiang Shu: “……”

A Princesa Qinghe continuou: “Ele se chama Tuoba Yan e ingressou na guarda imperial quando tinha 14 anos. Este ano ele completou 18 e já segue Sua Majestade há muitos anos. Eu também não sei por que, mas ele se apaixonou por aquele seu servo à primeira vista ontem…”

Xiang Shu: “……………………”

A Princesa Qinghe continuou em um tom afetuoso: “Yuwen Xin, ouvi dizer que vocês dois eram velhos conhecidos?”

Yuwen Xin disse apressadamente do lado de fora: “Sim, sim, o nome do pai dele é Chen Zhe, e sua casa ancestral fica em Jinyang.”

A Princesa Qinghe fingiu não entender a expressão de Xiang Shu. Ela disse alegremente: “Ontem à noite, ouvi Yan’er mencionar esse assunto. Acontece que ele é um homem Han muito famoso. Desde que Yan’er atingiu a idade adulta, ele anseia por encontrar um rapaz de uma família assim. Acontece que ele também é o filho mais novo da Tribo Tuoba. Se você acenar com a cabeça em concordância, falarei com Sua Majestade imediatamente.”

Xiang Shu só pôde mudar de ideia e dizer: “Não posso interferir neste assunto. Não o conheço.”

O rosto da Princesa Qinghe estava cheia de dúvidas.

────────────────────────

Notas:

1 三省制 (sānxǐngzhì), Os Três Departamentos eram os órgãos de nível superior da administração. Eram eles: o Secretariado, responsável pela elaboração de políticas; a Chancelaria, responsável pela revisão de políticas; e o Departamento de Assuntos de Estado, responsável pela implementação de políticas. Os dois primeiros eram vagamente unidos como Secretariado-Chancelaria durante o final da dinastia Tang, a dinastia Song e a dinastia Goryeo.

2 工曹 (gōng cáo) uma subdivisão do Ministério de Obras.

3 沐猴而冠 (mù hóu ér guàn), pessoas inúteis em trajes imponentes.

4 密密麻麻的丝绢,上头全是方块字, como livros escritos pelos imortais; tão obscuros que você não consegue entendê-los.

5 无后为大, uma citação de Mengzi.

6 开府仪同三司” (kāifǔ yítóng sānsī), uma posição de altíssimo escalão, basicamente.

7 太尉 (tàiwèi), um dos três cargos oficiais mais importantes durante a dinastia Han.

8 以天为被地为席, ter uma disposição de mente aberta.

────────────────────────

Flor: Eu simplesmente amo a Qinghe!

Voltando as postagens as sextas e quando não der será no sábado!

Vou tentar trazer de dois em dois capitulos

Até a proxima sexta!

Ler Registros Transitórios de Dinghai Yaoi Mangá Online

Sinopse: 
As artes imortais, as armas mágicas, os poderes sobrenaturais e o qi espiritual infinito que permeava os céus e a terra desapareceram da noite para o dia, e todos os exorcistas se tornaram meros mortais.
Trezentos anos depois, os Cinco Hu atravessaram as fronteiras, marcando o prelúdio de uma era de grande turbulência na Terra Divina. Eles anunciaram o fim do mundo — onde milhares de demônios da seca vagavam pela noite — e o colapso da Terra Divina era iminente.
No entanto, mesmo nesta longa noite onde toda magia se extinguiu, uma única estrela ainda brilhava intensamente no horizonte.
A “Lâmpada do Coração” surgiu, iluminando a terra. E assim, um jovem de apenas dezesseis anos — destinado a morrer no dia de seu vigésimo aniversário — embarcou em uma jornada para recuperar o qi espiritual dos céus e da terra, que havia sido selado. Ele tinha apenas quatro anos.
O caminho à frente era repleto de espinhos e obstáculos, e suas chances de sucesso pareciam quase nulas.
Chen Xing: “O importante é que eu sou o último exorcista deste mundo, e a única magia que consigo fazer é emitir luz. O que eu posso fazer?”
Então espere com paciência. Quando a Pérola Dinghai reaparecer na terra, a trajetória incerta do destino de todos será completamente perturbada antes de convergir novamente.
Chen Xing: “Seria possível eu ser parceiro de um Deus Guerreiro Protetor mais normal?”
O seu Protetor não é muito habilidoso em lutar?
Chen Xing: “Ele é bom em lutar, mas quando perde o controle, ele também me bate…”
Não há nada que possa ser feito quanto a isso, você só pode culpar a si mesmo por se perder na luxúria.
O sortudo (shou) X O emocionalmente instável (gong)
“Meu amor está distante, entre montanhas e mares, mas montanhas e mares podem ser superados.”
Tradução: Meihuajiejie, SrtaCatrina e Flor_Carmesim
Revisão: SrtaCatrina e Flor_Carmesim
Nome alternativo: Dinghai Fusheng Lu Dinghai Fusheng Records

Gostou de ler Registros Transitórios de Dinghai – Capítulo 12?
Então compartilhe o anime hentai com seus amigos para que todos conheçam o nosso trabalho!