Ler Registros Transitórios de Dinghai – Capítulo 11 Online

Modo Claro

Como um trovão que ecoa na planície — GRANDE – CHAN – YU!

Chen Xing procurou esse título em sua memória e lembrou que havia esquecido a maior parte do tempo que passou vivendo em Jinyang nove anos antes. Seu pai já mencionou que o título de “Grande Chanyu” originava-se do povo Xiongnu, usado para designar o monarca das tribos Hu. No entanto, depois que Liu Yuan liderou os Xiongnu através da fronteira e fundou o reino de Han Zhao¹, o título de Grande Chanyu tornou-se apenas um nome vazio, usado para enganar os povos Hu além da Grande Muralha — era um título sem autoridade real.

Ao longo de várias décadas, Han Zhao desmoronou, e o clã imperial dos Liu — os xiongnu — foi exterminado. Ran Min, dos Han, estabeleceu o Reino de Wei e conferiu o título de “Grande Chanyu” a seu próprio filho, para que governasse todos os Hu. Após a queda de Ran Wei, os Hu do norte não puderam mais tolerar os ataques mútuos depois de entrarem na passagem; eles borrifaram sangue em seus lábios para fazer um juramento às margens de Chi Le Chuan, e restabeleceram sua aliança, batizando-a de “Antigo Pacto de Chi Le”. Então, elegeram um novo Grande Chanyu — desta vez, a Tribo Shulü do povo Tiele.

Desde então, o Grande Chanyu se tornou o título do chefe Hu e, naturalmente, comandava todos os Cinco Bárbaros. Todas as tribos da corte imperial das Planícies Centrais subiam ao palco uma após a outra, como atores substituindo-se em cena², revezando-se no trono do dragão. Mesmo assim, não podiam ignorar a influência do Grande Chanyu, tanto dentro quanto fora da Grande Muralha.

Entre os povos Hu, além dos Di, Jie, Qiang, Xianbei e Xiongnu, havia muitas outras tribos além da Grande Muralha, e essas tribos ainda reconheciam o Grande Chanyu como seu líder, obedecendo às suas ordens. No entanto, todas essas tribos eram incapazes de agir em conjunto. Afinal, sempre estiveram divididas em termos de seu modo de vida, dos territórios em que viviam, em seus conflitos de interesses, e frequentemente havia uma grande quantidade de conflitos internos dentro das próprias tribos. A posição de Grande Chanyu, no Antigo Pacto de Chi Le foi justamente estabelecido para mediar, e até mesmo suprimir, tanto os conflitos internos das tribos quanto as disputas entre elas. Além disso, embora os Cinco Bárbaros tivessem entrado pela passagem para viver ali, as linhagens e raízes de seus ancestrais ainda estavam além da Grande Muralha.

A entrada pela passagem desencadeou inúmeros conflitos entre as tribos, mas era inevitável que o velho fosse substituído pelo novo. Os antigos anciãos de cada tribo não tinham poder para impedir seu povo de abandonar seus lares e migrar em massa para o interior, mas ainda assim não estavam dispostos a perder o controle que detinham. Foi assim que elegeram um Grande Chanyu com o objetivo de dominar as Planícies Centrais.

Não importava se era Han, Zhao ou Ran Wei, incluindo a atual Dinastia Qin, assim como o Reino Yan do Clã Murong que foi aniquilado pelo exército comandado por Fu Jian, se alguém quisesse estabelecer um país e proclamar-se imperador, não podia evitar passar por um ritual crucial — era necessário esperar que o líder nominal de todos os povos Hus, o Grande Chanyu, viesse do norte da Grande Muralha. Ele então conferiria ao Imperador um pergaminho de couro de carneiro, selado com sangue das diversas tribos, envolto em uma fita dourada, simbolizando o juramento de lealdade de todas as tribos, tanto dentro quanto além da Grande Muralha.

Esse processo também era conhecido como “Conferimento Dourado do Pergaminho Púrpura”, porque o sangue aplicado no velino de carneiro adquiria uma tonalidade arroxeada. Não importava o quão estável fosse o domínio de um imperador estrangeiro após entrar pela passagem, esse processo não podia ser negligenciado. Era justamente por isso que o próprio imperador raramente ocupava um cargo simultâneo com o Grande Chanyu. Afinal, ninguém em sã consciência conferiria o pergaminho púrpura a si mesmo, tal ato, além de ridículo, tornaria alvo de escárnio entre os Cinco Bárbaros.

Durante o reinado da Dinastia Ran Wei, o título de Grande Chanyu era meramente simbólico — mas para Fu Jian, a história era diferente. Os Fu haviam liderado por gerações as tribos ocidentais como chefes dos Xirong. Quando Fu Jian conquistou a região de Guanzhong como Chefe dos Xirong, contou com o imenso apoio do último Grande Chanyu, Shulü Song. O exército aliado das tribos Hu não apenas ajudaram os Fu a conter seus inimigos, como se tornaram uma peça poderosa nas mãos de Fu Hong.

O Clã Fu havia até mesmo demonstrado lealdade à Dinastia Jin por um breve período, conquistando o consentimento tácito do Grande Chanyu – que lhes permitiu firmar-se no poder. Mais tarde, Fu Jian³ estabeleceu o Estado de Qin e, após sua morte, seu filho, Fu Sheng assumiu o trono, enquanto Fu Jian foi nomeado Rei Donghai*. Fu Sheng, porém, era um tirano depravado, agindo sempre de forma arbitrária, o que desencadeou uma guerra civil no Grande Qin. Foi o Grande Chanyu, Shulü Wen quem mobilizou as tribos para ajudar Fu Jian a tomar o controle dos exércitos de Fu Sheng, pavimentando o caminho para que Fu Jin (o futuro Fu Jian) assumisse o poder.

(n/t: *东海, Donghai, significa Mar da China Oriental)

No final, a razão pela qual Fu Jian conseguiu conquistar metade do território do norte – além de seu próprio talento – foi precisamente o apoio da família Shulü, além da Grande Muralha.

◈ ◈ ◈

Mas Chen Xing jamais poderia imaginar que o Protetor que ele salvou por acaso na cidade de Xiangyang era justamente o herdeiro dos Shulü!

Naquele momento, Fu Jian deu uma gargalhada, colocou o braço sobre os ombros de Xiang Shu e o conduziu para dentro do Salão Dengming. Xiang Shu, no entanto, como se estivesse acostumado àquilo, apontou casualmente para um lugar e disse a Chen Xing se sentar ali.

“Sirvam alguma comida”, disse Xiang Shu. “Já é tarde e ainda não almoçamos. Estou faminto.”

Fu Jian imediatamente dispensou os oficiais no salão e ordenou que servissem a refeição. Tuoba Yan e Chen Xing trocaram olhares igualmente perplexos — um encarando o outro, sem entender nada. Nos olhos de Chen Xing, um brilho de surpresa surgiu enquanto ele fazia um leve gesto com a mão, como que dizendo: “Eu também não faço ideia do que está acontecendo.”

O Salão Dengming era onde Fu Jian revisava os memoriais ao trono. Como imperador de Qin, ele carregava o imenso fardo de governar o norte — uma responsabilidade que poucos compreendiam verdadeiramente. Mesmo assim, dedicava-se incansavelmente ao dever, a ponto de fazer ali mesmo a maioria de suas refeições. Naquele momento, Murong Chong já havia sido nomeado Taishou⁵ de Pingyang e partira para assumir o cargo. Desde que Murong Chong deixou seu lado, Fu Jian raramente sequer visitava seu harém imperial, passando a maior parte do tempo dedicando-se diligentemente aos assuntos de Estado.

“Você simplesmente desapareceu do mundo por um ano inteiro”, disse Fu Jian. “Enviei mensageiros  e procurei por você em todos os lugares!”

Em pouco tempo, o vinho foi servido. Xiang Shu tomou um gole antes de responder: “Bem, a vida é curta demais, e essa história é longa.”

Você me copiou, você me copiou! Chen Xing pensou.

Fu Jian fez um gesto, dispensando Tuoba Yan, indicando que não havia mais necessidade de ele permanecer de guarda. Restaram apenas os três no salão e um eunuco à disposição.

“E quem seria este jovem?” Fu Jian perguntou, observando Chen Xing com interesse crescente. “Você ainda não o apresentou.”

“Um garoto que achei na rua”, respondeu Xiang Shu. “Achei ele bonito e pensei em trazê-lo para você como um catamito. Pena que é mudo.”

“Você…!” Chen Xing virou-se abruptamente para Xiang Shu, que completou, com frieza: “Ah, então você não é mudo?”

Fu Jian explodiu em gargalhadas novamente. Chen Xing, indignado, confrontou Xiang Shu: “Xiang Shu! Por que você não me disse que era o Grande Chanyu?”

Xiang Shu respondeu friamente: “O que eu sou não é da sua conta. Pelo menos não sou um Protetor.”

Fu Jian sorriu para Chen Xing e perguntou: “Como exatamente vocês dois se conheceram? E que outras bobagens Shulü Kong falou? Esse sujeito deve ter caluniado bastante Zhen⁶ na sua frente.”

Chen Xing já havia aceitado tudo. Espera aí, essa pessoa não é Fu Jian? Eu estou conversando com o Imperador Qin, Fu Jian, agora mesmo?! Tantas coisas aconteceram esta noite, confundindo-o tanto que ele não soube o que perguntar por um momento.

Naquele instante, uma bela mulher entrou com várias outras servas do palácio. Assim que viu Xiang Shu, ela disse friamente: “O palácio estava em tal rebuliço há pouco… Disseram até que havia um assassino e me pediram para me esconder. Eu respondi que era desnecessário – certamente seria o Grande Chanyu que havia chegado. E, com certeza, eu estava certa.”

Aquela era, sem dúvida, a garota mais bonita que Chen Xing já tinha visto na vida, embora ele não tivesse visto muitas garotas antes. A jovem vestia um robe simples e não usava maquiagem, mas suas feições Xianbei eram evidentes — sua pele era tão clara quanto jade, suas sobrancelhas delicadas como pinceladas de tinta, maçãs do rosto altas e seu semblante parecia ligeiramente frio e amoroso.

“Princesa Qinghe”, apresentou Fu Jian, notando Chen Xing observá-la, ele sorriu, “você já ouviu falar dela?”

Chen Xing imediatamente acenou com a cabeça por cortesia, seus olhos cheios de admiração. Fu Jian era uma pessoa de mente aberta e interpretou isso como um sinal de Chen Xing elogiando a beleza de sua concubina favorita, e sentiu como se algo que amava tivesse recebido um elogio, então ficou muito satisfeito.

A Princesa Qinghe conduziu as servas do palácio para servir a comida e, pessoalmente, serviu vinho para Xiang Shu, Chen Xing e Fu Jian. Em seguida, retirou-se do salão com todo o séquito, deixando-os a sós para conversarem. Chen Xing observou a Princesa Qinghe sussurrar instruções para Tuoba Yan do lado de fora — Tuoba Yan curvou-se respeitosamente e partiu, enquanto as portas do salão se fechavam. Só então, Xiang Shu fez um gesto discreto para Chen Xing começar a comer antes de dizer a Fu Jian: “Há um ano, Guwang⁷ investigava um assunto importante no Território Norte⁸. Ao seguir as pistas, cruzei o Rio Amarelo⁹ até…”

Chen Xing sabia que Xiang Shu estava dando um relato de seu desaparecimento para Fu Jian e que finalmente estava disposto a dar uma explicação a Chen Xing também. Hesitou por um momento, mas decidiu não interromper. No fim das contas, estou faminto, pensou, melhor comer primeiro e ouvir depois.

Fu Jian estava muito curioso sobre o relacionamento entre Xiang Shu e Chen Xing. Ele olhou primeiro para Chen Xing antes de voltar sua atenção para Xiang Shu.

“Oh?” Fu Jian disse. “Isso deve ter acontecido depois que seu pai morreu de doença, não é?”

“Exatamente”, respondeu Xiang Shu, erguendo a taça para brindar com Fu Jian antes de continuar. “Foi no meu primeiro ano como Grande Chanyu.”

Fu Jian franziu profundamente a testa. Ele imaginou que, para Xiang Shu invadir repentinamente o Palácio Weiyang, devia haver algum aviso urgente a transmitir. Na verdade, nos últimos anos, os povos Hu além da Grande Muralha vinham cruzando a passagem um após o outro, e os Hu e Han viviam juntos. A influência do Grande Chanyu já não era a mesma de outrora — apenas algumas tribos nostálgicas, relutantes em abandonar suas terras ancestrais, continuavam a perambular ao norte da Grande Muralha. Fazendo as contas, considerando apenas os homens adultos, seu número já beirava os 100 mil. Não poderia ser considerado um número que não era exatamente pequeno, mas tampouco expressivo o suficiente para representar uma verdadeira ameaça.

Xiang Shu assumiu o título de Grande Chanyu aos dezesseis anos, após a morte de seu pai — mas, no ano seguinte, simplesmente desapareceu sem deixar rastros. Felizmente, para as várias tribos além da Grande Muralha, o Grande Chanyu sempre fora uma figura como “nuvens solitárias e gansos selvagens¹⁰”, acostumado a sumir por longos períodos. Sua ausência por alguns anos não causou maiores problemas. Só havia uma exceção: Fu Jian, ainda não recebera de Xiang Shu o Conferimento Dourado do Pergaminho Púrpura. Essa pendência o deixava particularmente ansioso, explicando sua busca incansável pelo paradeiro do Chanyu.

“Na margem sul do Rio Liao, a Tribo Valenu foi exterminada em uma noite”, disse Xiang Shu.

Ao ouvir isso, Fu Jian imediatamente se lembrou. “Uma pequena tribo. Descendentes do Povo Donghu*.”

(n/t: 东胡, Donghu, Bárbaros do Oriente, os japoneses)

A Tribo Valenu era uma das tribos subordinadas do povo Xianbei, e o povo Han os chamava de “Donghu”. Fu Jian naturalmente queria evitar tal tabu, mas esse tipo de tribo não era tão importante para ele.

Xiang Shu disse: “A causa da morte é muito estranha, todos eles se transformaram em cadáveres vivos.”

Chen Xing parou novamente, então olhou para cima e encarou Xiang Shu em descrença.

“Oh?” Fu Jian perguntou, perplexo, “Cadáveres vivos?”

Xiang Shu respondeu: “Os Han os chamam de ‘demônios da seca’. A lenda diz que, uma vez que os demônios da seca aparecem na terra, secas severas durarão anos.”

Isso foi o que Xiang Shu ouviu das conversas que Chen Xing teve com Feng Qianjun a caminho de Chang’an. Chen Xing continuou comendo seu jantar, mas uma infinidade de pensamentos corriam por sua mente. Cada incidente começou a se encaixar — as palavras de Xiang Shu finalmente responderam às dúvidas que ele teve ao longo do caminho!

“Oh…” Fu Jian pareceu cético e aparentemente ainda não entendia o que Xiang Shu estava tentando dizer.

Sem esperar pela resposta de Fu Jian, Xiang Shu continuou: “Naquele momento, o assassino fugiu para o sul. Quando o persegui, de alguma forma fui vítima de sua feitiçaria e perdi toda a força do meu corpo. Foi quando uma tropa Jin me cercou em Guanzhong e me levou como prisioneiro para Xiangyang. Depois… bem, devido a uma estranha combinação de circunstâncias, consegui escapar quando a cidade caiu.”

Chen Xing: “……”

As pistas sobre o paradeiro de Xiang Shu gradualmente se tornaram claras na mente de Chen Xing; o cúmplice daquele misterioso homem de vestes pretas já havia aparecido há um ano?! Que forças estavam por trás dos planos secretos do homem de vestes pretas? Milhares de pessoas da tribo haviam sido transformadas em cadáveres vivos, e Xiang Shu partiu para o sul a fim de investigar o assunto. E no fim, acabou sendo capturado e levado para Xiangyang como prisioneiro… Não é de se admirar que ele tenha ido sozinho investigar a transformação de cadáveres ao passar pelo Monte Longzhong!

Mas Xiang Shu deve ter ocultado algumas coisas… ou, em outras palavras, ele não achou necessário revelar mais nada a Fu Jian. Chen Xing começou a planejar. Ele tinha que discutir isso em detalhes com Xiang Shu mais tarde.

“Há meio ano, devido a uma estranha combinação de circunstâncias, consegui escapar da prisão e, quando passei pelo Monte Longzhong a caminho do norte, encontrei novas…”

“Felizmente, você conseguiu sair”, Fu Jian sorriu, “Caso contrário, eu realmente não saberia como explicar isso ao Antigo Pacto de Chi Le.”

“Minha prisão é o de menos”, continuou Xiang Shu, “Eu realmente não consigo entender a estranheza disso…”

“Deixa para lá”, Fu Jian acenou com a mão para indicar que não havia necessidade de ele continuar, “Não vamos falar disso hoje. Podemos continuar esse pequeno assunto outro dia, o importante é que você voltou.”

Xiang Shu estreitou levemente os olhos, mas não respondeu.

Chen Xing sentiu claramente o súbito surgimento da raiva de Xiang Shu. Depois de ser interrompido duas vezes por Fu Jian, Xiang Shu não continuou. Ambos os lados ficaram em silêncio por um momento, como se estivessem pensando em algo diferente respectivamente, então Fu Jian sorriu novamente. “Fique em Chang’an durante este período, não vá embora, ok?”

Xiang Shu não respondeu. Fu Jian continuou: “Quando o verão chegar, estabelecerei um escritório¹¹ para você depois que eu oferecer um sacrifício aos Céus. Ainda tenho muitas coisas para discutir lentamente com você, meu irmão.”

◈ ◈ ◈

Xiang Shu ainda estava pensando, seu olhar parecendo bastante complexo. Chen Xing terminou sua refeição e observou Xiang Shu, enquanto Xiang Shu o viu pelo canto do olho e imediatamente chamou em voz alta: “Servos!”

Os servos adentraram o salão, e Xiang Shu gesticulou: “Levem-no para descansar.” Em seguida, dirigiu-se a Fu Jian: “Se você tem algo a dizer, diga.”

Chen Xing ajustou suas vestes e hesitou: “Então, eu…” Ele viu as servas do palácio fazerem um gesto de “por favor”, então deixou o Salão Dengming. Um grupo de eunucos aguardava em profunda reverência; vendo que ele era alguém próximo ao Grande Chanyu, eles não ousaram desprezá-lo e rapidamente o conduziram aos aposentos para descansar.

Mal havia dado três passos quando um estrondo violento ecoou do salão atrás dele. Chen Xing levou um grande susto e estava prestes a olhar para trás quando um grupo de eunucos se aglomeravam às pressas e espiando pela fresta da porta. Ocasionalmente, eles ouviam as repreensões furiosas de Fu Jian. Chen Xing também queria espiar, mas os eunucos rapidamente acenaram com as mãos para indicar que estava tudo bem e o enviaram para os aposentos para descansar.

Este era o lugar mais confortável em que Chen Xing dormiria desde que deixou as montanhas Qinling. Sob o palácio de Fu Jian,  túneis de aquecimento¹², mantinham todo o aposento aconchegante. As roupas de cama estavam perfumadas de incenso e o salão estava bem iluminado por dentro. Havia uma tela que dividia o espaço, e fumaça saía do queimador de incenso. Toalhas quentes e utensílios de higiene pessoal estavam todos preparados. Uma tela com a imagem de uma beldade servia de divisória entre o interior e o exterior; o exterior era para receber hóspedes, enquanto o interior tinha uma cama grande e uma pequena – uma para o mestre e a outra para o hóspede. Depois que os eunucos se retiraram, Chen Xing caminhou ao redor e viu que havia camas tanto dentro quanto fora da tela e se perguntou se Xiang Shu voltaria para aquele quarto mais tarde. Então ele se deitou para dormir na cama grande ainda vestido.

Grande Chanyu… Chen Xing se revirou enquanto pensava nisso. Xiang Shu havia revelado informações demais a ele na frente de Fu Jian. Observando o relacionamento entre Xiang Shu e Fu Jian, parecia que eles eram muito próximos. Nesse caso, as chances de ele conseguir recrutar um Protetor pareciam diminuir cada vez mais… 

Chen Xing esperou por um longo tempo, mas Xiang Shu não apareceu, então ele simplesmente adormeceu. Ele não sabia por quanto tempo havia dormido, mas, quando estava atordoado, de repente ouviu a porta do corredor se abrir – alguém havia entrado.

“Levanta”, a voz de Xiang Shu ecoou.

Chen Xing não teve escolha a não ser se levantar sonolentamente.

Xiang Shu ficou parado, olhando para ele de cima, e então estendeu levemente o braço.

Chen Xing ainda estava atordoado pelo sono, não entendeu o que Xiang Shu queria dizer. Um abraço? Então, se aproximou e abraçou a cintura de Xiang Shu, encostando-se nele.

Xiang Shu ficou pasmo, como se tivesse acabado de ver um idiota. Ele pegou Chen Xing pelo colarinho e o empurrou para o lado, irritado: “Você está louco?”

Chen Xing acordou imediatamente.

“O que você está fazendo?!” Chen Xing disse com raiva. “Você está me intimidando de novo!”

Lá fora, os eunucos ouviram o barulho e entraram apressadamente, dizendo: “Grande Chanyu, Grande Chanyu, deixe-me servi-lo!” No entanto, Xiang Shu levantou a mão num gesto brusco, mandando todos saírem. Só então Chen Xing entendeu: o que Xiang Shu queria era que ele o ajudasse a trocar suas roupas.

Chen Xing: “Por que eu tenho que te servir?”

A expressão no rosto de Xiang Shu ficou extremamente sombria, mas Chen Xing, de repente, notou um hematoma roxo na bochecha de Xiang Shu. Era claramente um ferimento recente. Ele perguntou surpreso: “Você brigou com Fu Jian?”

Xiang Shu parecia impaciente e sentou-se na beirada da cama, mas Chen Xing apenas continuou sentado, meio perdido, sem entender, então Xiang Shu teve que se trocar sozinho. Ele desamarrou o cinto, revelando as roupas íntimas brancas como a neve por baixo. Chen Xing pensou: e fui eu quem comprou este conjunto de roupas para você. Percebendo que Xiang Shu estava obviamente de mau humor, acabou cedendo. Levantou-se para pendurar a roupa externa de Xiang Shu e foi pegar água quente para que ele lavasse o rosto. Ao jogar o pano na bacia de bronze, a água espirrou por toda a lapela de Xiang Shu.

Xiang Shu: “……”

Chen Xing disse: “Não sei servir as pessoas e nunca servi ninguém antes. Não me trate como seu servo. Se quiser me expulsar, eu vou embora agora mesmo. Embora você seja o Grande Chanyu, eu não tenho medo de você.”

Xiang Shu respirou fundo e só queria arregaçar as mangas para bater nele. Mas, como o Grande Chanyu, espancar um jovem que não tinha força nem para amarrar uma galinha seria muito vergonhoso, então ele só pôde deixar para lá. Com um gesto casual, apontou para a outra cama, como quem diz: ‘pegue o seu traseiro e vá dormir lá’.

Chen Xing subiu em outra cama. Xiang Shu disse em voz baixa: “Durante este período, você pode ficar no palácio, sob uma condição: você vai investigar até o fim um certo assunto…”

Chen Xing virou de costas, cobriu-se com o cobertor e deitou de lado, imóvel.

Xiang Shu lançou um olhar para as costas de Chen Xing e continuou: “O assunto sendo: de onde começou o caos causado pelo demônio da seca, e quem está por trás disso. Ouviu bem?”

“Estou ouvindo!” Chen Xing disse, impaciente.

Quanto mais Chen Xing pensava nisso, mais irritado ficava. Xiang Shu claramente não o levava a sério, mas, pensando bem, era a verdade. Os dois não eram parentes nem amigos, então ele não tinha o direito de dar ordens a Xiang Shu. Só conseguiu engolir a raiva e dizer: “Ok, entendi. Vou investigar, mas, se precisar, você tem que me ajudar.”

Xiang Shu, no entanto, recusou: “Não tenho tempo para isso.”

Chen Xing: “Você…”

Chen Xing não aguentou e se virou, pronto para soltar alguns comentários ácidos do tipo: Ah, mesmo você sendo tão incrível, mas ainda assim acabou preso naquela masmorra subterrânea de Xiangyang, não foi? Se eu não tivesse te salvado, provavelmente já estaria morto… mas, ao ver o perfil elegante de Xiang Shu sob a luz noturna, tão deslumbrante enquanto ele se deitava, toda sua raiva se dissipou, e as queixas que ele guardava não conseguiam sair de sua boca. Pensou consigo mesmo: Esqueça, esqueça. No fim das contas, ele é alguém que eu salvei. Se quero culpar alguém, que seja o meu próprio azar.

“Você não precisa vir comigo”, Chen Xing disse. “Só preciso consultar os registros de Chang’an e documentos da dinastia anterior, além de investigar pela cidade. Você só precisa tornar isso conveniente para mim.”

Xiang Shu não respondeu. Chen Xing sabia que o tinha ouvido, então se virou e foi dormir.

◈ ◈ ◈

Foi o sono mais tranquilo e aconchegante que teve em vários dias. O inverno se foi e a primavera chegou. Chen Xing dormiu até o sol estar bem alto no céu. No pátio do palácio, duas ou três flores de pessegueiro desabrochavam, e ele foi despertado pelo murmúrio de vozes do lado de fora. Por um instante, teve a estranha sensação de que haviam-no vendido sorrateiramente num mercado além da Grande Muralha enquanto dormia – o barulho que vinha do salão principal, atrás do biombo, era tão intenso que ele acordou de sobressalto.

Xiang Shu já havia trocado de roupa, lavado o rosto e tomado o café da manhã. Ele vestia um manto de brocado azul escuro; o manto era bordado com uma águia, um lobo, uma cobra, uma raposa, um grou, um urso e assim por diante, com fio de ouro — eram os dezesseis totens dos Hus no Antigo Pacto de Chi Le. Seu cabelo estava trançado em tranças niumang¹³, três anéis de pedras preciosas brilhavam em sua mão esquerda, um cinto de ouro escuro com um dragão voando alto estava amarrado em sua cintura e botas de pele de veado pretas cobriam seus pés. Seus olhos negros brilhavam como estrelas, enquanto ele ostentava uma expressão grave e severa no rosto. Com um olhar indolente, ele parecia um animal selvagem entrincheirado no sofá no meio do salão, com um pé sobre uma mesinha de madeira, enquanto encarava o povo Hu que lotava o salão.

No entanto, sua aparência não podia ser considerada grosseira – especialmente agora, seu rosto impecavelmente barbeado revelava traços refinados, pele alva e lábios rubros como pétalas – mais parecendo uma escultura de jade envolta em brocado sem qualquer traço da rusticidade típica de um gerreiro.

Chen Xing, vestido com um manto branco como a neve, sem forro, saiu de trás do biombo. O clamor no salão subitamente se acalmou, e o olhar de todos pousou naquele jovem Han magro.

Os dois trocaram um breve olhar, então Chen Xing imediatamente voltou para trás do biombo para se trocar e lavar o rosto. Ele ouviu as vozes que vinham do outro lado do biombo e deduziu que aquele grupo havia vindo apresentar suas queixas a Xiang Shu. Cada um deles pertenciam a tribos diferentes além da Grande Muralha. Além dos Cinco Bárbaros que já haviam entrado na passagem, ainda havia outras tribos bastante poderosas: como os Tiele, os Rouran, os Shiwei, assim como muitos outros clãs distantes do povo Xiongnu que se submetiam a nenhuma autoridade. Esses “bárbaros”, ainda mais rudes que os Cinco Bárbaros dentro da passagem, eram chamados pelos Han de “Hus Mistos”.

Dentre eles, alguns falavam no dialeto Xianbei – idioma que Chen Xing havia estudado e conseguia compreender. Ele conseguiu entender que aquelas dezenas de líderes Hu estavam reclamando da política de “respeitar os Han e reprimir os Hu”, todos esperavam que Xiang Shu, como Grande Chanyu, apoiasse os clãs Hu que haviam migrado para dentro da passagem. Até mesmo palavras como “derrubar Fu Jian”, “reverenciar Xiang Shu como o Imperador do Norte” e “restabelecer o país” haviam sido proferidas.

Xiang Shu escutava em silêncio e não respondia. Chen Xing pensou: essa gente Hu realmente não tem medo da morte, ousaram oferecer abertamente propostas sobre como se livrar do imperador bem debaixo do nariz de Fu Jian. Quando ele contornou o biombo novamente, viu que seu café da manhã já estava posto em uma mesinha no salão e servido de forma precária em uma tigela de cobre como se fosse comida de cachorro. Chen Xing simplesmente cuidou de seus próprios assuntos enquanto comia.

Chen Xing notou que Xiang Shu já havia terminado de beber seu chá com leite, mas agora girava e revirava entre os dedos a taça de prata cravejada de pedras preciosas.

“Eu quero ir para Gongcao¹⁴”, Chen Xing disse de repente, mas sua voz se perdeu naquele ambiente barulhento. Xiang Shu o ignorou, mas Chen Xing sabia que ele devia tê-lo ouvido. Ele encarou Xiang Shu, mas tudo o que viu foi o olhar distraído de Xiang Shu enquanto ele batia levemente na taça com os dedos.

“Xiang Shu!” Chen Xing chamou várias vezes, até que, à beira da paciência, rugiu: “Shu Lü Kong!”

Finalmente, Xiang Shu reagiu. Levantando a voz com impaciência: “Com quem você pensa que está falando?!”

A voz de Xiang Shu ecoou como um trovão, deixando todos no salão petrificados. Os velhos e os jovens Hu ficaram chocados ao ver que Chen Xing ousou ser tão rude. Como isso poderia ser tolerado? Todos instantaneamente sacaram seus sabres e adagas e o repreenderam. Enquanto se aproximavam, brandiam suas armas, que brilhavam ao serem colocadas contra o pescoço de Chen Xing.

Chen Xing: “…”

Xiang Shu observou Chen Xing com um olhar desafiador, erguendo ligeiramente uma sobrancelha. Esperava que o jovem Han se acovardasse e implorasse por misericórdia – mas, para sua surpresa, Chen Xing não demonstrava um pingo de medo.

“De onde veio esse Han?!”

“Mate-o, mate-o!” Alguém imediatamente colocou uma adaga contra o pescoço de Chen Xing, gesticulando enquanto virava a cabeça para olhar para Xiang Shu: “Posso matá-lo?”

“Nada bom!” Chen Xing disse, parecendo uma galinha esperando para ser abatida. E gritou com raiva para aquela pessoa: “Estou ocupado!”

A morte nunca o assustou — afinal, para alguém que sabia exatamente quantos anos lhe restavam, muitas coisas perdiam a importância.

“Preciso ir ao Gongcao para verificar a lista de residências antigas que foram reformadas em Chang’an”, disse Chen Xing pacientemente.

“Você sabe com quem está falando?” Xiang Shu perguntou friamente.

“Você é o Grande Chanyu deles, não o meu”, Chen Xing retrucou. “Ficou combinado ontem à noite: se quer minha ajuda, precisa me dar suporte.”

Xiang Shu estudou Chen Xing com um brilho perigoso nos olhos por um momento, então finalmente fez um gesto e dispensou o grupo de Hus que cercavam Chen Xing com suas armas em punho. Ele disse calmamente: “Guardas.”

Um oficial da guarda imperial adentrou imediatamente. Chen Xing então ajustou suas vestes com uma expressão mal-humorada, levantou-se e o seguiu.

────────────────────────

Notas:

1 汉赵, O Han Zhao, ou antigo Zhao, ou Han do Norte, foi um estado Xiongnu do Sul durante o período dos Dezesseis Reinos, contemporâneo da dinastia Jin chinesa.

2 方唱罢我登场, um provérbio para zombar da política, referindo-se às mudanças de poder.

3 Este é o fundador Fu Jiàn (苻健), diferente dos outros Fu Jian (苻坚 – Fú Jiān).

4 Geralmente se refere à parte desocupada de um país invadido.

5 太守, Taishou, um título de magistrado ou governador de uma prefeitura/província na China antiga.

6 朕, Zhen: um pronome pessoal usado exclusivamente pelo imperador para se referir a si mesmo.

7 孤王, Guwang, significa rei solitário, é um termo que os antigos imperadores da China usavam para se referir a si mesmos e foi proposto pela primeira vez por Qin Shihuang, o primeiro imperador de Qin.

8 北疆 (Běijiāng) a Fronteira Norte recebeu esse nome porque, antigamente, com a Grande Muralha servindo como fronteira, a região Norte ficava além das fronteiras.

9 黄河 O Rio Amarelo, ou Huang He, é o segundo maior rio da China, depois do Rio Yangtze, e o sexto maior rio do mundo, com um comprimento estimado de 5.464 km.

10  闲云野鹤 (xián yún yě hè), refere-se a pessoas que vivem de forma desapegada, longe das preocupações mundanas.

11 开府 (kāi fǔ), estabelecer um escritório governamental e deixar que o funcionário selecione seus próprios subordinados.

12 地龙 (dì lóng), em muitos palácios, havia túneis de fogo subterrâneos. Os túneis de fogo têm entradas na superfície. O fogo queimava do lado de fora, e o ar quente era transmitido para os cômodos através dos túneis de fogo, chamados dragões de terra. Além disso, os cômodos também podiam ser aquecidos por meio de fogo a carvão dentro do cômodo, mas esta não era a principal forma de aquecimento.

13 牛芒辮 (Niúmáng biàn) são um tipo específico de trança usada por alguns povos nômades do norte. A descrição sugere um estilo elaborado e distintivo.

14 工曹 (gōng cáo), Departamento de Obras, órgão responsável por registros urbanos e construções na época.

Ler Registros Transitórios de Dinghai Yaoi Mangá Online

Sinopse: 
As artes imortais, as armas mágicas, os poderes sobrenaturais e o qi espiritual infinito que permeava os céus e a terra desapareceram da noite para o dia, e todos os exorcistas se tornaram meros mortais.
Trezentos anos depois, os Cinco Hu atravessaram as fronteiras, marcando o prelúdio de uma era de grande turbulência na Terra Divina. Eles anunciaram o fim do mundo — onde milhares de demônios da seca vagavam pela noite — e o colapso da Terra Divina era iminente.
No entanto, mesmo nesta longa noite onde toda magia se extinguiu, uma única estrela ainda brilhava intensamente no horizonte.
A “Lâmpada do Coração” surgiu, iluminando a terra. E assim, um jovem de apenas dezesseis anos — destinado a morrer no dia de seu vigésimo aniversário — embarcou em uma jornada para recuperar o qi espiritual dos céus e da terra, que havia sido selado. Ele tinha apenas quatro anos.
O caminho à frente era repleto de espinhos e obstáculos, e suas chances de sucesso pareciam quase nulas.
Chen Xing: “O importante é que eu sou o último exorcista deste mundo, e a única magia que consigo fazer é emitir luz. O que eu posso fazer?”
Então espere com paciência. Quando a Pérola Dinghai reaparecer na terra, a trajetória incerta do destino de todos será completamente perturbada antes de convergir novamente.
Chen Xing: “Seria possível eu ser parceiro de um Deus Guerreiro Protetor mais normal?”
O seu Protetor não é muito habilidoso em lutar?
Chen Xing: “Ele é bom em lutar, mas quando perde o controle, ele também me bate…”
Não há nada que possa ser feito quanto a isso, você só pode culpar a si mesmo por se perder na luxúria.
O sortudo (shou) X O emocionalmente instável (gong)
“Meu amor está distante, entre montanhas e mares, mas montanhas e mares podem ser superados.”
Tradução: Meihuajiejie, SrtaCatrina e Flor_Carmesim
Revisão: SrtaCatrina e Flor_Carmesim
Nome alternativo: Dinghai Fusheng Lu Dinghai Fusheng Records

Gostou de ler Registros Transitórios de Dinghai – Capítulo 11?
Então compartilhe o anime hentai com seus amigos para que todos conheçam o nosso trabalho!